PRIMEIRA MINISTRA DE MOÇAMBIQUE CONFIRMA QUE, ATÉ AO MOMENTO, NÃO HÁ “13º SALÁRIO” PARA FUNCIONÁRIOS DO ESTADO



PRIMEIRA MINISTRA DE MOÇAMBIQUE CONFIRMA QUE, ATÉ AO MOMENTO, NÃO HÁ “13º SALÁRIO” PARA FUNCIONÁRIOS DO ESTADO

‎A Primeira Ministra de Moçambique, Maria Benvinda Delfina Levi, afirmou nesta quarta feira, 07 de Janeiro de 2026, que não existe, até ao momento, decisão sobre o pagamento do 13º salário aos funcionários e agentes do Estado.
‎A governante falava à imprensa após ter sido abordada de forma inesperada por jornalistas, que questionaram a existência do décimo terceiro salário. Em resposta, Maria Benvinda Levi foi clara ao sublinhar que o assunto já foi tratado anteriormente pelo Governo e que depende exclusivamente da disponibilidade de recursos financeiros.
‎“Relativamente ao 13º salário, nós falámos em tempo oportuno e dissemos que, havendo recursos, isso seria anunciado pelas entidades competentes. A lei é clara quanto a esta matéria. Quando tivermos uma solução, iremos informar. Portanto, até este momento, não há 13º salário”, afirmou a Primeira Ministra.
‎Maria Benvinda Levi apelou ainda à serenidade e ao respeito pelos momentos adequados de comunicação institucional, considerando inadequado insistir na mesma questão fora dos espaços próprios. Segundo a governante, o Executivo irá pronunciar se de forma clara e responsável assim que houver uma decisão oficial.
‎A Primeira Ministra reiterou que o Governo comunicará oportunamente qualquer deliberação sobre o 13º salário, tanto para os funcionários públicos como para os agentes do Estado, quando existirem condições financeiras para tal.

Comentários